OFTALMED
Centro Empresarial Mapfre, Rua Gonçalo Cristóvão, nº 347,5º andar, salas 510/511 4000-270 Porto Porto, Portugal
info@oftalmed.pt https://www.oftalmed.pt/uploads/seo/big_1607957766_9283_Oftalmed_standard@3x-100.jpg 510886124

COVID-19: Utilização de Lentes de Contacto

Informação
COVID-19: Utilização de Lentes de Contacto
A atual pandemia de COVID-19 veio alterar o paradigma da higiene e contacto para toda a população mundial. O contacto com superfícies excessivamente manuseadas e o toque na face estão desaconselhados ao máximo e deve ser precedido e sucedido da desinfeção das mãos, mas tal torna-se ainda mais desafiante com o uso de lentes de contacto.
 
De acordo com instituições como o Centro de Investigação e Educação Ocular (CORE), a Associação Britânica de Lentes de Contacto (BCLA) não temos, ainda, evidências que promovam a suspensão do uso de Lentes de Contacto na população geral, mas sendo esta uma infeção vírica em que cerca de 1% a 3% da população infetada tem sintomas oculares cabe-nos ter alguns cuidados extra no manuseamento das mesmas.
 
A utilização de lentes de contacto mensais/trimestrais/anuais deve ser minimizada nesta altura, não só por serem lentes mais manuseadas, mas também por necessitarem de limpeza e desinfeção mais ativa neste período, mesmo que não estejam a ser utilizadas. A Associação Americana de Oftalmologia (AAO), a Associação Portuguesa de Ortoptistas (APOR) e a Associação de Profissionais Licenciados em Optometria (APLO) aconselham, por sua vez, a substituição por lentes de contacto diárias sempre que possível, minimizando assim o manuseamento da mesma lente várias vezes e dispensando o uso de estojo de limpeza.
 
Deve-se no entanto, sempre que possível, dar preferência ao uso de óculos pois além de diminuirmos com eles a quantidade de vezes que tocamos na face, os mesmos criam uma barreira física que minimizam o toque nos olhos e superfícies palpebrais. Já no caso de pacientes infetados a opinião é unânime, deve-se suspender o uso de lentes de contacto totalmente dando lugar ao uso de óculos, visto que um estudo recente publicado no Journal of Hospital Infection refere que o vírus pode permanecer ativo em superfícies como o silicone até 5 dias.
 
Caso opte por continuar a utilizar as suas lentes de contacto, deixamos-lhe aqui alguns conselhos de várias entidades de saúde visual:
- Lavar sempre muito bem as mãos, por pelo menos 20 segundos, antes de manusear as suas lentes de contacto, independentemente da sua duração.
- Manter o estojo de limpeza sempre limpo e desinfetado, lavando sempre bem as mãos antes de o manusear, e reforçar a desinfeção do mesmo sempre que necessário com solução única deixando secar ao ar livre, aberto.
- Lentes Quinzenais/Mensais/Trimestrais/Semestrais ou Anuais devem ser limpas e desinfetadas pelo menos duas vezes ao dia, com solução de desinfeção adequada e com recurso a massagem mecânica da lente (Método Rub and Rinse).
- Após a massagem mecânica das lentes deve-se passar a mesma por solução única novamente antes de a colocar ou guardar.
- O estojo de limpeza deve ser frequentemente substituído, especialmente nesta fase, e a solução de limpeza nunca deve ser transferida do recipiente de compra para recipientes mais pequenos.
- As soluções de peróxido podem ser um aliado à limpeza e desinfeção das lentes de contacto, mas devem ser sempre utilizadas em conjunto uma limpeza correta com solução única.
- Caso recorra a lubrificantes oculares para tratamento ou aumento do conforto ocular com as lentes de contacto deve dar preferência a monodoses e cumprir o prazo estipulado pelo laboratório.